Nesta quarta-feira (24/04) foi deflagrada a “Operação Tiradentes”, que ocorre em todos os estados da Federação e tem por objetivo intensificar o policiamento ostensivo preventivo e repressivo, de forma a coibir o cometimento de crimes e realizar a apreensão de armas e drogas, a prisão de foragidos da justiça e a recuperação de veículos e demais produtos de roubo ou furto.
Em Minas Gerais a OPERAÇÃO TIRADENTES ADSUMUS, acontece no período de 24/04/19, 07h a 25/04/19, 07h (24 horas de duração) e consistirá no emprego de policiais militares e bombeiros militares de todos os Estados e do Distrito Federal, através de ações e atividades inerentes a cada Instituição, bem como operações pontuais, conforme planejamento específico de cada órgão em cada Estado com implementação de ações de segurança e proteção da incolumidade pública.
A Operação terá como objetivo a visibilidade e redução da incidência criminal. A Polícia Militar de Inhapim apresentará o resultado da operação na região da 288ª Cia amanhã (25).
Haverá bloqueios em diversas áreas, onde serão feitas abordagens, verificações e checagens de pessoas e veículos, além de orientações sobre formas de se melhorar a segurança pessoal e patrimonial.
A “Operação Tiradentes” é proposta pelo Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG – PM/CBM), com adesão das unidades federativas e a busca do alinhamento estratégico das ações policiais, levando em consideração as demandas existentes em cada região. Os comandantes das Instituições Militares concordaram em somar esforços visando a ampliação da segurança de toda população, por meio da articulação a nível nacional.
O nome “Operação Tiradentes” é em homenagem ao patrono das Polícias Militares em todo o Brasil, o alferes Joaquim José da Silva Xavier – Tiradentes.